domingo, 16 de janeiro de 2011

ESCÂNDALO: ‘Guerra’ na Assembleia de Deus de São José envolve denúncias de corrupção, agressões, polícia e Justiça



http://1.bp.blogspot.com/_YoQ-L4mEoXM/TRHvozeUmuI/AAAAAAAADcc/zs8JdnSTzNg/s320/colagem3Fotos-4d11eeaa09a68+-+original.jpgUma igreja em pé de ‘guerra’. Na tarde de ontem, pela segunda vez em três dias, fiéis da igreja Assembleia de Deus de São José dos Campos se negaram a cumprir uma ordem judicial que determina que a presidência da igreja matriz da denominação seja transferida para uma junta de pastores, representados por Antônio Luis Celani, o antigo pastor.

A história, que envolve a troca de acusações e agressões entre os grupos rivais, teve início há cerca de um ano, quando o pastor Celani deixou o cargo. Em seu lugar, assumiu o também pastor Samuel Câmara, de Belém (PA). Mas a insatisfação com a nova administração do templo levou uma parcela dos fiéis a procurar ajuda judicial.
Direta ou indiretamente, essa disputa afeta a atuação das 182 igrejas mantidas pela denominação em São José (subordinadas à matriz), que juntas possuem patrimônio avaliado em R$ 30 milhões (apenas contando imóveis). São 10 mil fiéis.

Justiça

Em outubro, o grupo descontente com a presidência atual acionou a Justiça, que no último dia 17 concedeu liminar determinando o afastamento da atual diretoria. No entanto, ela se nega a deixar a igreja.
No início da tarde de ontem, um grupo de fiéis cercou o pátio da matriz com automóveis. Um oficial de justiça esteve no local, mas, novamente os fiéis, que já ocupavam o prédio, se negaram a sair do templo. Alegando não serem representantes da igreja, disseram não poder assinar a ordem da Justiça.

Cerco

A Polícia Militar foi chamada, mas não entrou na igreja, porque foi surpreendida com o número de pessoas no local. Os fiéis que ocupavam a igreja comemoraram a saída das autoridades com uma oração do lado de fora da igreja.
No domingo, fiéis favoráveis ao retorno de Celani tentaram entrar no templo. Houve confronto com o grupo rival. O tumulto somente foi contido com ajuda da Polícia.

Fonte: Notícias Cristãs com informações do Bom Dia Rio Preto


O Caso

No dia 25 de outubro de 2009, o pastor Samuel Câmara, presidente da AD de Belém do Pará, assumiu também a presidência da AD de São José dos Campos, transmitida a ele pelo pastor Luiz Sellari. Pelo que ouvi de algumas fontes, a absorção da AD paulista teria sido uma retaliação ao pastor José Wellington, que poucos dias após a comemoração dos 98 anos das Assembleias de Deus no Brasil empossou às portas da igreja-mãe, numa grandiosa solenidade, o pastor Gilberto Marques de Souza na presidência de outra AD, sob os auspícios da Convenção do Pará, havia tempo brigada com a AD de Belém. Inconformado com o acinte, Samuel Câmara então deu o troco. Assumiu as dívidas da AD de São José dos Campos, antes pertencente ao Ministério do Belém (SP), e estabeleceu uma filial de Belém do Pará  na porta da casa de José Wellington.

Cerimônina de transferência de liderança da igreja, em que aparecem os pastores Luiz Sellari, Jônatas Câmara e Samuel Câmara (ajoelhado junto da esposa Rebekah). Foto: adbelem.org.br

Movido sabe-se lá por quais incentivos,  Luiz Sellari vem tentado retomar a presidência de da AD São José dos Campos faz algum tempo. Agora, uma ordem judicial (imagem abaixo) decretou o afastamento de Samuel Câmara por 90 dias do cargo de presidente da AD paulista, até que a situação se esclareça.
O que teria motivado a ação
 A ação que provocou a quebra do acordo de transição da igreja AD em São José dos Campos (SP) da liderança do pastor Sellari ao pastor Samuel, líder da AD em Belém Pará, fora motivada pela restauração do vínculo ao Ministério Belenzinho (SP), liderado pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, também presidente da CGADB.
Segundo informações de advogados do Belenzinho, “pastor Sellari procurou pastor José Wellington, pessoalmente, e disse que pretendia corrigir o ‘erro’ cometido, a partir do rompimento com o próprio pastor José Wellington e o consequente acordo – agora rompido – com pastor Samuel Câmara”.
A nova postura do pastor, que ocasionou a reviravolta no destino da igreja, teria ainda sido motivada pelas “mudanças na liturgia do culto em São José dos Campos, implantadas por pastor Samuel Câmara”. Ainda segundo a mesma fonte, “a igreja fora transformada  em ‘comunidade’” – estilo liberal na liturgia em relação à tradição assembleiana.

http://judsoncanto.files.wordpress.com/2010/12/decisao-judicial-sjc.jpg
Fac-símile da decisão da justiça de São Paulo

Atualização 1:
Pelo que pude apurar, um grupo formado por algumas dezenas de partidários do pastor Luiz Sellari entrou no templo durante o culto do último domingo com a intenção de se apossar outra vez da igreja. O líder do grupo teria tomado o microfone da mão do pastor Philipe Câmara para informar o motivo da  invasão, mas houve resistência.  Mesmo com a liminar que afastava o presidente da igreja, apresentada em outro momento, o povo não permitiu que o patrimônio da igreja voltasse a ficar sob o controle dos simpatizantes do antigo pastor. Há notícia de que houve até agressões físicas. E, com base em informações que não posso divulgar ainda, a situação não tende a melhorar.

Atualização 2: Pelo que fui informado hoje, houve outra reviravolta no caso. A oficialização deverá se dar nos próximos dias. Assim que tiver a confirmação, noticio aqui. Leia também a atualização no Point Rhema.

Leia também
Pr. Luiz Sellari x Pr. Samuel Câmara - Liminar é cumprida com força policial

Fonte: Blog do Judson Canto /Postado Por:Pr Cefas Cesar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário